Contratação de CRM: perigos ocultos e como evitá-los

Imagine a seguinte situação: você precisa de um novo plano de saúde e está avaliando as opções no

Imagine a seguinte situação: você precisa de um novo plano de saúde e está avaliando as opções no mercado. Mas na hora de contratar, enxerga que não há problemas em escolher aquele plano mais básico e comum — o que todo mundo tem. Você apenas quer ter a segurança que, no momento em que precisar, poderá usufruir.

Mas, de repente… Você quebra a perna e precisa realizar um procedimento cirúrgico complexo, como uma prótese, por exemplo. Ao ligar para o convênio, você é informado que o seu plano não cobre este tipo de procedimento. E agora, o que fazer?

Onde quero chegar?

Assim também acontece com a saúde financeira de diversas empresas. Muitas delas ainda se deparam com os famosos — e tenebrosos — custos ocultos na contratação de soluções para CRM, por exemplo; que no final influenciam diretamente no TCO, ou custo total de propriedade, em português.

Alguns fornecedores de CRM, por exemplo, cobram uma taxa — além da mensalidade ou anuidade — por chamada de API (Application Programming Interface) para integrar o serviço de CRM contratado a outros sistemas; como um sistema legado ou ERP. E, cá entre nós, sabemos quanto isso é comum em nossa rotina, não é mesmo? Afinal, toda hora nos deparamos com a situação de “importar” os dados do cliente para o atual CRM.

Outras empresas que entregam soluções em CRM costumam aumentar a conta do contratante quando este necessita acessar o CRM off-line em dispositivos móveis. É comum entre diversos fornecedores ter que contratar terceiros para prover esse tipo de serviço aliado à demanda da empresa que contratou a plataforma — uma vez que a empresa fornecedora não possui esse recurso off-line nativo em seu aplicativo mobile.

Mais um exemplo de custos ocultos praticados por algumas empresas é o caso de algumas plataformas possuírem a tecnologia proprietária, fechada, bem específica e restrita. É necessário (quando esta é a realidade) contratar um profissional com skill custoso para operá-la, o que significa mais um gasto para a sua empresa. Já em tecnologias abertas, isso não acontece, pois, a oferta de profissionais que dominam esta tecnologia é mais abundante. O projeto pode ficar até 40% mais barato em comparação as outras!

Problemas evidenciados, custos ocultos revelados, você deve estar se perguntando: como evitar esse prejuízo e a dor de cabeça? E eu te respondo:

Planejamento!

Tudo passa, primeiramente, pela sua lição de casa. A atenção e cuidado devem estar aliados a um bom planejamento de tudo que envolve a contratação de um CRM, ou seja, você deve saber muito bem o que precisa e o que pode ser interessante e estratégico para os planos da sua empresa.

Eu sei que, à primeira vista, a formação dos preços de CRM parece a mesma – cuidado nas linhas finas do contrato! -, mas aí voltamos ao TCO: aqui a história pode ser completamente diferente. E é onde mora o perigo.

O que você precisa, de verdade, é de uma solução que atenda às suas reais necessidades e demandas. Uma plataforma inteligente que seja estratégica e se adeque ao perfil da sua empresa, passando a confiança necessária para você seguir o trabalho tranquilamente. Você precisa, acima de tudo, de um parceiro que seja transparente desde o início, que mostre que o valor a ser pago é aquele contratado, o que você está vendo. Sem segredos, sem custos ocultos. E assim, consequentemente, sem dores de cabeça e sem prejuízo a você e sua empresa.

 

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